Logo Bitis Bitis Escrita

28 / 01 / 2022 | Identificando Sites Falsos | Bernardo Pinheiro Miranda

foto genérica de leilões

Como Identificar Leilões Falsos

Investindo com Segurança

Talvez uma das maiores inseguranças que levam as pessoas a não participarem de leilões sejam os tão temidos “leilões falsos”. É verdade, eles realmente existem e podem gerar um prejuízo enorme para quem cair nessas pegadinhas, mas é justamente por isso que resolvemos criar um conteúdo específico acerca dessa temática. Afinal, como não cair nesses golpes?

foto 2

Segundo a ALEIBRAS - Associação da Leiloaria Oficial do Brasil -, o número de denúncias envolvendo sites falsos nesse ramo aumentou em 900% no decorrer da pandemia (dados de julho de 2021).

Com o avanço das novas tecnologias e a sua inserção nos lares brasileiros potencializada pela pandemia do Novo Coronavírus, muitos leiloeiros tiveram que se adaptar e passar a realizar leilões de maneira online. Mesmo aqueles que já o faziam precisaram modificar um pouco a sua forma de trabalhar para realizar a maioria dos seus leilões - senão todos - pela internet.

Porém, esse movimento de digitalização do mercado acabou reduzindo a pessoalidade das relações, o que inevitavelmente possibilitou a incidência de um fenômeno bastante conhecido atualmente no meio digital: os golpes da internet; e o mercado leiloeiro não foge à regra, com pessoas mal intencionadas criando sites e “leiloando” bens que na realidade não devem ser leiloados (às vezes nem sequer existem).


Para que você não caia nessa, separamos algumas dicas para que os alunos Bitis não se deixem levar por fraudes.

Dica 1: Junta comercial

A primeira e mais importante dica é verificar o cadastro do leiloeiro no site da junta comercial. Tal pesquisa pode ser realizada com base na matrícula deste profissional, que consta no edital do leilão.

Todas as juntas comerciais - cada estado brasileiro tem a sua - disponibilizam em seu endereço eletrônico uma lista com os leiloeiros registrados. A quantidade de registros varia de estado para estado, com algumas juntas comerciais tendo menos de 10 profissionais, enquanto outras possuem centenas.

Se o leiloeiro que você procura não está devidamente registrado na junta comercial do estado em que o bem está sendo leiloado, não recomendamos a oferta de lance, exceto em leilões extrajudiciais.

A exceção dos extrajudiciais decorre do fato de que muitos bancos acabam escolhendo grandes leiloeiros de São Paulo para alienar os bens que encontram-se sob sua propriedade. Assim, quando você estiver analisando um leilão extrajudicial, faça a busca do leiloeiro também no site da JUCESP.

Dica 2: Faça contato

Sempre tente fazer contato com o leiloeiro e o procure em alguma rede social, embora muitos não estejam presentes nas principais. Os sites das juntas comerciais costumam indicar ao menos uma forma de contato com a casa, seja por telefone ou e-mail.

Dica 3: Verifique se o leiloeiro não possui outro site

A próxima dica é procurar por outros sites desse mesmo leiloeiro. Isso serve para verificar se o suposto golpista não está utilizando a marca de um leiloeiro registrado e tentando se passar por ele para dar mais credibilidade ao leilão fake.

Dica 4: Verifique a url do site

Opte sempre por sites que utilizem o domínio “.com.br”. Desse modo, quando você se deparar com um site e constatar que o seu domínio não detém a TLD “.br”, não é recomendado ofertar lances. Todo domínio na internet é único, e os sites oficiais hospedados no Brasil costumam registrar apenas os endereços com final “.com.br”, de forma que o domínio “.com” acaba ficando livre para golpistas. Se atente também para não cair em pegadinhas como “xxxxx-br.com”. Esse modelo de endereço eletrônico também é bastante comum entre os golpistas. Outra dica importante é conferir a existência do certificado SSL (o cadeado que deve aparecer ao lado do endereço do site).

Dica 5: Leilão Seguro

Sugerimos ainda a utilização do site leilaoseguro.org.br para verificar a confiabilidade daquele leiloeiro. Esse site tem por objetivo produzir, através da ajuda do público, uma lista com os endereços de sites de casas de leilão falsas, conferindo maior segurança ao seu investimento.

Dica 6: Postura “pouco profissional”

Desconfie de posturas “pouco profissionais” por parte dos leiloeiros. Essa é uma profissão bastante tradicional e respaldada. Erros gramaticais, por exemplo, não costumam fazer parte dos sites das casas de leilão. Pagamentos antecipados e em contas que não são do leiloeiro oficial também são pedidos comuns em golpes e jamais devem ser efetuados por vocês.


Essas dicas certamente darão muito mais confiança para você, nosso aluno, ingressar no mercado de leilões e aproveitar as grandes oportunidades que ele oferece.

Para mais conteúdos sobre o mercado de leilões, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de acompanhar nosso blog.